quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Maior serial killer do País é condenado a 250 anos na prisão

Maior serial killer do País é condenado a 250 anos na prisão

Assassino confesso de 42 meninos durante 13 anos no Maranhão e no Pará, o mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito é considerado o maior serial killer brasileiro. Em diferentes julgamentos, Chagas foi condenado a penas que, somadas, chegam a 250 anos de prisão.
Segundo o Ministério Público do Maranhão, as vítimas de Chagas tinham entre 6 e 15 anos. Quando cometia os crimes, Chagas emasculava os meninos - ou seja, cortava suas genitálias. O advogado do mecânico, Erivelton Lago, se baseou em laudo psiquiátrico segundo o qual Chagas tem transtorno de personalidade antissocial, o que faz com que ele tenha discernimento do caráter ilícito de suas ações, mas não possua autodeterminação para evitá-las. Os jurados aceitaram parcialmente a tese da defesa, considerando o réu semi-imputável. Assim, Chagas teve a pena reduzida.
Chagas foi preso em dezembro de 2003, após ser apontado como suspeito da morte do adolescente Jonathan Vieira, 15 anos. Investigação da polícia, em março de 2004, encontrou duas ossadas enterradas dentro da casa do mecânico.